Banana Fish é um anime LGBTQ sem pegação, é TUDO e tem em streaming

O nome não é estranho? Bom, Banana Fish também está no título de um conto superfamoso da literatura norte-americana, e de um dos meus autores preferidos. Um Dia Ideal para os Peixes-Banana é um conto de J. D. Salinger que faz parte da coletânea Nove Estórias e traz um dos personagens da família Glass, Seymour Glass (a família Glass aparece em grande parte das obras de Salinger). A boa notícia é que Um Dia Ideal para os Peixes-Banana está disponível online no site da revista Bula - leia, mas com cautela, é um conto aparentemente simples mas trata-se de uma armadilha. E é bom ler já antes de continuar, porque mais para frente vou dar spoilers dele, OK?

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Na verdade recomendo que você leia o livro inteiro

Essa é a mais nova edição - o Estórias virou Histórias

O conto saiu pela primeira vez na revista New Yorker em 1948. O trauma pós-guerra e decorrentes problemas na saúde mental são retratados na figura de Seymour. Salinger aproveita as figuras recorrentes em seu trabalho da família Glass para mostrar a complexidade do ser humano e as decorrências de fatos contemporâneos nas nossas vidas. Ele também é autor do profundo e emblemático O Apanhador no Campo de Centeio - se você não leu, recomendo parar tudo o que está fazendo. Alguns dirão que é uma obra voltada para adolescentes, mas não espere por Jogos Vorazes. O negócio é tenso e mexe com a gente. Já ouvi falar que é um dos livros preferidos do Washington Olivetto - ele tem um monte de cópia extra e dá para as pessoas, tipo evangelizando a palavra de Salinger para o povo!

E Banana Fish, o anime, também mexe com a gente.

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O anime é inspirado num mangá de mesmo nome que, disfarçadamente, foi direcionado para garotas. Não sei se você sabe mas mangás no Japão são bem divididos e segmentados em revistas que tem público cativo: o dos meninos, a das meninas etc.
Entre essas histórias para as meninas, é comum que existam as de estilo yaoi. Elas trazem casais de meninos gays com papéis bem definidos de ativo e passivo, são românticas e ao mesmo tempo possuem cenas estilizadas de estupro (sim, pois é), dominação e congêneres. Geralmente essas historias são vistas como válvula de escape para leitoras que não possuem um relacionamento ou que até o possuem, mas são infelizes nele e gostam de sonhar com algo mais idealizado (e impossível de ser vivenciado por elas, já que os personagens principais são rapazes).
Os yaoi vem desde a década de 1970 e são um sucesso sedimentado. Você também pode ver isso como parte do conjunto semântico do ideal masculino mais frágil e feminilizado da Ásia hoje, contemplado, por exemplo, por ídolos do j-pop e k-pop.
(Existe outro estilo de mangá, o bara, voltado para os homossexuais, nos quais os homens são mais musculosos ou gordos, geralmente mais masculinos e maduros, e o foco dele é mais voltado ao sexo em si do que ao relacionamento, pelo menos ao meu ver. Acho que podem até haver exceções mas yaoi e bara são coisas bem diferentes, definitivamente.)

Já está complicadíssimo na sua cabeça, eu sei, mas vou complicar ainda mais: Banana Fish é um ponto fora da curva. Ao contrário da tradição dos yaoi, a história que começou a ser publicada em 1985 na revista Bessatsu Shôjo Comic não traz exatamente um casal gay que faz sexo. Os protagonistas Ash e Eiji na verdade nem transam. É algo mais platônico, apesar de existir uma tensão amorosa entre eles. Eles são gays? Há discussões sobre isso até hoje, e a própria Akimi Yoshida, autora de Banana Fish, costuma ser dúbia em suas respostas para entrevistas.

Outra grande diferença entre Banana Fish e outros é que o estupro aqui não é glamourizado: o tempo todo ele é tratado como algo negativo, perverso, um fetiche nojento. Quem o pratica na trama deve ser punido, existe uma clara criminalização. Ufa.

Não tenho certeza, mas acho que Yoshida fez tudo isso de caso pensado, para criar algo diferente. Tanto que Banana Fish virou cult e conseguiu furar a bolha dessa divisão de gênero: muitos homens héteros e cis são fãs e não tem vergonha de admiti-lo.

Mas vamos à história em si?

Eiji e Ash, o casal mais shipável <3

Eiji e Ash, o casal mais shipável <3

O mangá começa com Griffin, um soldado da Guerra do Vietnã que é usado como cobaia para uma nova droga chamada Banana Fish. Ele acaba pirando com os efeitos dela e sai matando todo mundo - um amigo, Max, é obrigado a atirar nas suas pernas deixando-o paraplégico. Ele fica catatônico.

O irmão de Griffin é Ash, um rapaz de 17 anos que parece uma versão desenhada de River Phoenix, ex-garoto de programa e atual líder de uma gangue de rua de NY que tenta desvendar o que aconteceu com o irmão. Ele acaba descobrindo ao longo da história que essa droga é pura bad trip e que a pessoa fica tão maluca que mata e depois comete suicídio.

Essas duas temáticas, a guerra militar e o suicídio, são o que ligam o mangá (e consequentemente o anime) ao conto de Salinger. Mas também acho que esse retrato de jovens com questões existenciais profundas é inspirado nos personagens salingerianos.

Griffin no flashback eterno da bad trip

Griffin no flashback eterno da bad trip

Nesse meio tempo, aparecem os japoneses Eiji e Ibe: o segundo é um fotógrafo que quer fazer uma fotorreportagem do universo das gangues juvenis de NY, e o primeiro é seu assistente. Eles acabam se envolvendo mais com Ash, Eiji constrói uma relação íntima, mas que nunca chega as vias de fato, com Ash; eles são como opostos que se completam, um rebelde e o outro conformado, um loiro americano e o outro japonês de cabelo preto, um teve uma vida relativamente feliz (na verdade com um trauma, Eiji era atleta mas não consegue mais competir) e o outro teve uma infância dolorosa que o empurrou para uma vida criminosa.

A gente descobre que quem está patrocinando os estudos dessa droga para que ela seja usada pelos militares americanos na guerra é a máfia controlada por Papa Dino Golzine. Golzine também é a cabeça de um círculo pedófilo que comercializa crianças como escravos sexuais - e do qual Ash foi vítima. Esse pessoal inclui figurões do governo.

Ou seja: Golzine é um sugar daddy nojentão

Ou seja: Golzine é um sugar daddy nojentão

O anime lançado em 2018 adapta várias coisas mas se mantém relativamente fiel à história. A maioria das diferenças é de adaptação de época: a história é atualizada para 2010, com smartphone, Guerra do Iraque no lugar de Guerra do Vietnã e outras coisinhas.

Tem um mar de coisas para falar de Banana Fish para te convencer a correr para a Amazon Prime Video e assistir, mas vou me focar em apenas algumas.

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Para começar: Banana Fish é uma série de ação. Tem briga de gangue, tem polícia, cadeia, máfia, incêndio, sequestro, reviravoltas. A sexualidade fica em segundo plano principalmente se você não prestar atenção nela. Agora, se você quiser prestar atenção, ótimo: são personagens complexos, portanto é bom ver retratos ficcionais de gente com sexualidade ambígua mas que ao mesmo tempo vivem histórias que não giram só em torno disso.

Yut-Lung Lee é um bom exemplo: não fica claro se o personagem é crossdresser ou uma mulher trans. Mas fica claro uma coisa: você não gostaria de ter essa pessoa como sua inimiga…

Yut-Lung Lee é um bom exemplo: não fica claro se o personagem é crossdresser ou uma mulher trans. Mas fica claro uma coisa: você não gostaria de ter essa pessoa como sua inimiga…

Outra coisa é a inspiração na literatura, não só em Salinger. Todos os capítulos possuem títulos retirados de obras importantes da literatura, e nessa entram F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e outros.

Não fica por aí: o tema da prostituição masculina e a semelhança entre Ash e River Phoenix, por exemplo, remetem ao longa Garotos de Programa (1991) de Gus Van Sant, um clássico queer. A culminação da guerra de gangues no metrô de NY em direção a Coney Island nos lembra Warriors - Os Selvagens da Noite (1979).
Provavelmente deve ter mais filme que inspirou Yoshida e eu não pesquei. Sei que o personagem Max sai do físico de Harrison Ford e Eiji replica o físico de Hironobu Nomura, um aidoru bem fofito.

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Um disquinho

de Hironobu Nomura

E como nada é perfeito, um defeito: a música de abertura. Emocore dos ruins.

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Completamente arrependidah de não ter ido na Casa de Criadores nesse 3º dia

Meu Deus. Como pude faltar. Fernando Cozendey fez uma coleção em minha homenagem e não me avisou (#ALOKA).

Sério, olha isso:

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A maravilhosa Sailor Moon <3 <3 <3

Sim, a gente quer para PENDURAR NA SALA

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Todos sabemos

que provavelmente vou querer essa blusa

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OU ESSA

O Bulbassauro arrasa <3

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Justiça para Shun de Andrômeda

A bi mais linda de todos os animes produzidos no universo

Resumindo, Cozendey buscou no Japão as suas referências para a nova coleção. Essa pode ser considerada uma volta ao figurativo pop em lycra (é tudo recorte de tecido!), mas também tinham outras coisas bacanas: referência a origami, à caligrafia, ao butô, carpa, sakura, videogame e mais um monte de outras coisas que obviamente eu saberia dizer se tivesse tido vergonha na cara e ido conversar com ele no backstage. No rosto, as máscaras remetem às que os japoneses usam em época de alergia, ou quando não querem ficar doentes, ou quando estão doentes e não querem passar doença para os outros.

3ª temporada de The Crown: quando a nossa geriatrofobia aparece

Infelizmente a gente não acha a 3ª temporada do The Crown tão boa quanto as anteriores, apesar dela ser boa de qualquer forma. É inevitável a comparação, afinal, é a mesma série. Mas você sente que tem algo que não está mais ali.
(Sim, eu digo “a gente” te incluindo. Não é do meu feitio usar “a gente” para falar só de mim. kkkkk)

Olivia Colman, a nova Rainha Elizabeth 2ª

Olivia Colman, a nova Rainha Elizabeth 2ª

“Ah, eu preferia a Claire", penso, me referindo à atriz Claire Foy. Mas espera: quem a substituiu foi Olivia Colman, fucking Oscar winner, uma atriz que arrasa. E ela arrasa em The Crown sim. O mesmo vale para o papel de Princesa Margaret, que é a minha personagem preferida, agora com Helena Bonham Carter.

E a gente no fundo sabe o motivo. É porque elas são mais velhas. Os dramas são mais velhos. Muito do subtexto passa por esse amadurecimento. Logo de cara, a rainha precisa encarar os fatos: seu rosto mais jovem está sendo substituído pelo de meia idade nos selos. Um perfil mais velho. É isso que a gente não gosta de encarar: todos envelhecemos, é inevitável, a menos que a gente morra antes disso.

Parece que até a própria produção percebeu isso: o Buzzfeed News diz que Claire deve voltar ao papel na quarta temporada em um breve flashback com o discurso que a rainha deu quando ainda não era rainha, aos 21 anos. Uma maneira de atrair quem ficou fã do retrato que ela fez da mulher mais famosa do mundo.

Olha aí a Claire retomando o papel

Olha aí a Claire retomando o papel

Isso tudo posto, é ainda mais surreal que um dos melhores papéis da 3ª temporada seja de uma mulher mais velha que todas as supracitadas. Princesa Alice de Battenberg é o destaque do episódio 4 e é a mãe do Duque de Edimburgo, Príncipe Philip, portanto sogra da Rainha Elizabeth.

A princesa na vida real, ao lado do filho - sim, ela virou freira e viveu na Grécia antes de morar no palácio de Buckingham

A princesa na vida real, ao lado do filho - sim, ela virou freira e viveu na Grécia antes de morar no palácio de Buckingham

Interpretada por Jane Lapotaire, ela vira uma espécie de Princesa Margaret dessa temporada: aquela personagem que você quer que apareça porque é sempre um show de interpretação e uma metralhadora de frases ótimas. O auge é o episódio 5, com ela conversando com o irmão Lorde Mountbatten (Charles Dance). Um show.

A Princesa Alice de Battenberg na série

A Princesa Alice de Battenberg na série

Em entrevista para o Daily Express, o biógrafo da família real britânica Hugo Vickers defende que, na vida real, a princesa não era nada disso. Ela era quase que totalmente surda, talvez por isso meio distante e até austera. A relação dela com o Príncipe Philip também era diferente, segundo ele - as tentativas de trazê-la para Londres da parte do filho foram inúmeras, e na verdade a princesa só teria aceitado depois que sua outra filha, Sophie, lhe garantiu que o convite era da parte da Rainha Elizabeth 2ª.

Ah, e na verdade não houve entrevista da sogra da rainha para o The Guardian como o episódio 4 mostra, mas a Princesa Anne realmente tinha uma boa relação com a avó.

Aliás, e a Princesa Anne roubando a cena? A gente AMAAAAA!

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Princesa Anne da vida real

Sim, meu bem, e você achando que Lady Di era o único ícone fashion da turminha…

Sou fissurado pela Princesa Anne, talvez até mais do que pela Princesa Margaret. Estou ansiosíssimo por mais aparições dela nas próximas temporadas!

Resumidamente, em uma temporada que Princesa Alice e Lorde Mountbatten roubam a cena de um lado e Princesa Anne, Príncipe Charles e Camilla Shand (futura Parker-Bowles) roubam a cena de outro, a meia idade fica apagada. A série não é sobre quem está com a coroa na cabeça, for God's sake? Aqui, em muitos momentos, Rainha Elizabeth 2ª aparece quase como coadjuvante da sua própria história.

Então talvez o problema não seja a nossa geriatrofobia, e sim o roteiro.

A terceira temporada de The Crown já está no ar na Netflix.

Kiko Mizuhara: a sexta integrante do Five Fab do Queer Eye!

Já viu Queer Eye: Luz, Câmera, Japão!? A nova temporada de Queer Eye está em Tóquio e é curtinha, 4 episódios. Mas é tudo porque acrescenta na fórmula dessa versão Netflix do Queer Eye (transformação também interna, autoestima etc. e tal) o elemento do choque cultural. Como eu já disse aqui antes, a cultura japonesa e oriental no geral valoriza mais a coletividade do que a individualidade. Para o bem e para o mal: muita gente se sente anulada enquanto indivíduo. E também existe um sentimento de solidão muito forte - em Tóquio trabalha-se muito e socializa-se pouco, bebe-se demais como válvula de escape e, se você perder o trem, acaba dormindo em um hotel-cápsula, praticamente uma gaveta na parede. Incel lá é normal, cada vez menos gente casa e tem filho, quem tem filho tem só um, a taxa de natalidade vai caindo… Por aí vai. Lá é normal ter um balcão de restaurante voltado para a parede: é para você comer sozinho, olhando para o nada.

Mas tem coisas boas no Japão também, tá? kkkkkkkk

Bom, quem assistiu reparou que existe uma mulher no elenco fixo. Kiko Mizuhara serve como ponte, uma espécie de tradutora cultural, cis e hétero porém simpatizante, linda, tipo uma Maki Nomiya para 2019!

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As participações da Kiko são meio forçadas nesses epês. Às vezes parece que eles não sabem direito o que fazer com ela. Deviam ou ter assumido que ela era parte essencial e adicionado a fofa mais vezes, ou o jeito era deixá-la numa espécie de quadro fixo e pronto. Só no começo, por exemplo, para explicar e contextualizar melhor a questão de cada indicado no programa por causa das diferenças culturais entre ocidente e o Japão.
Mas de qualquer forma dá para ver que Kiko já é uma celebridade pela reação do Kan no episódio 2, quando o Karamo fala para ele que eles vão encontrar a Kiko. A bi fica empolgadérrima!!! Então porque deixar a moça tão subaproveitada?

Bom, a Kiko é famosa SIM. Lembra, por exemplo, do clipe de I Feel It Coming do The Weeknd?

Você quer capas de revista? Eu te dou.

Tá bom assim?

Kiko é americana e é filha de coreana com norte-americano. Nasceu no Texas mas se mudou muito pequena para o Japão. Ela já assinou coleção-cápsula para a Opening Ceremony, trabalhou como embaixadora da Dior e da Coach, participou de filmes como Norwegian Wood (de 2010, baseado no livro de Haruki Murakami). E cantou!

Herdeira do Shibuya-kei sim!!!
Resumindo, Kiko é tudo.

Para finalizar, um lamen lisérgico para abrir o seu apetite:

Midnight Diner voltoooooou - e eu não consigo pensar em outra coisaaaa

(Mentira, até consigo, mas fiquei empolgado demais)

Você já assistiu ao Midnight Diner? A série da Netflix é MUITO legal.

Kaoru Kobayashi faz o papel do Master, o dono e cozinheiro do izakaya que aparece em todos os episódios

Kaoru Kobayashi faz o papel do Master, o dono e cozinheiro do izakaya que aparece em todos os episódios

Baseada no mangá de Yarō Abe, ela se concentra num izakaya que fica em Shinjuku, o bairro central de Tóquio, que só abre da meia noite às 7 da manhã. Por lá passam diversos tipos, e as histórias dessas pessoas vão sendo retratadas a cada episódio. O mais legal: a grande maioria das histórias tem sua conclusão no mesmo episódio, ou seja, não precisa maratonar, não te dá ansiedade de terminar, é para assistir um episódio por vez e ficar zen. Delícia!

Existem, na verdade, mais três temporadas anteriores às duas que estão disponíveis na Netflix, pelo que entendi. Nunca corri atrás - na verdade descobri isso agora - e fiquei curioso! A série também ganhou adaptações chinesa e coreana, que parece que não fizeram tanto sucesso quanto a japonesa pois só tiveram uma temporada cada.

A adaptação chinesa com Huang Lei

A adaptação chinesa com Huang Lei

A versão coreana, chamada Late Night Restaurant, com Kim Seung-woo

A versão coreana, chamada Late Night Restaurant, com Kim Seung-woo

Toda história tem um prato específico que aparece e serve como pano de fundo, então ela demonstra como a culinária japonesa do dia a dia é muito mais do que sushi. Aliás, nunca vi sushi no Midnight Diner, acho que o Master não faz!

Em pegada totalmente diferente mas que também tem a ver com comida, também estreou a nova série Café, Almoço e Jantar com o meu chef queridinho David Chang. Ele vai para lugares diferentes pelo mundo, cada vez com uma celebridade, para conhecer a comida e a cultura do local. O primeiro episódio, em Vancouver com Seth Rogen, serviu para me lembrar como acho o Rogen um tonto. Affffe. Recomendo começar pelo segundo, com a Chrissy Teigen em Marraquexe. Bem mais legal!

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E essas são as dicas de como passar o fim de semana assistindo TV e pedindo delivery! Tchau!