50 anos da moda de Zandra Rhodes
Se você não conhece a Zandra Rhodes, eu nem sei se algum dia você já foi feliz.
Muito close
Florence Welch mataria por um desses
Rhodes nasceu em 1940 na Inglaterra. Entre 1966 e 1969, em plena Swinging London, ela abriu a loja Fulham Road Clothes Shop com uma amiga - ela cuidava das estampas e Sylvia Ayton desenhava as roupas. A partir de 1969, com a sociedade desfeita, Rhodes foi brilhar sozinha. Suas roupas dramáticas e coloridas formam um universo todo particular, uma ponte entre o hippie e o punk que não é uma coisa nem outra e sim algo único. Fico alucinado hoje só de ver foto - imagina naquela época?
Looks de 1977
A coleção, uma de suas mais clássicas até hoje, se chamava Conceptual Chic
A Conceptual Chic brincava de punk de boutique com alfinetes de segurança, correntes e furos tipo rasgos. Rhodes foi ao baile do Met em 2013 cujo tema era punk com um look vintage dessa coleção - ela conta a história no Huffington Post.
Sim, é isso mesmo
Esse é Freddie Mercury usando Zandra Rhodes em 1974
Zandra nem sabia quem era o Queen nessa época - A Night in the Opera, que tem Bohemian Rhapsody, só sairia no ano seguinte. Ela contou a história em entrevista para a Another Magazine - Freddie foi o segundo homem que ela vestiu na vida. O primeiro foi Marc Bolan.
Olha ele aí
Bolan no mesmo ano de 1974, usando Zandra Rhodes
Bianca Jagger
Na Cosmopolitan de 1974. Entendi que esse vestido é da Shell Collection, de 1972/73
Dizem que a Shell Collection saiu inteira de uma cestinha coberta de conchas que Rhodes encontrou em um brechó em NY.
1969
Um clique de David Bailey para a Vogue UK da primeira coleção solo de Rhodes
Olha o look de novo na própria Zandra Rhodes, arrumando uma modelo toda trabalhada no metalizado (acho que de 1981, a coleção Renaissance/Gold)! As peças da coleção knitted circle (de onde vem o casaco amarelo) eram circulares, o que fazia toda a diferença no look
1975
Mais um clique de Bailey para a Vogue UK, 6 anos depois
Esse vídeo acima traz Zandra sendo entrevistada, além de looks de Ossie Clark, outro gênio que também bombava na época. Clark, aliás, foi um dos primeiros estilistões internacionais que Regina Guerreiro entrevistaria na sua carreira. Ela diz que quando o Clodovil leu a matéria, disse: “Olha como a Regina é boa, dá para ver que ele é doidão lendo a entrevista!” HAHAHAHAHA!!!
Natalie Wood
Em 1970 com um look bem típico de Rhodes, ainda com a ideia circular da sua primeira coleção solo
Dinosaur Coat, 1971
Enfeitado com os "botões” de flor. São estampas que parecem flores com botões no meio que Rhodes costurava na roupa tipo um enfeite!
Detalhe de uma manga
Da coleção Elizabethan Slashed Silk: ela misturou modelagens dos nativo-americanos do século 16 com sedas rasgadas do mesmo período na Inglaterra, a era elizabetana. Look de 1971
Mais do povo nativo da América do Norte
Esse look é bem típico de Rhodes, um clássico: estampas de penas da coleção Indian Feathers, de 1970
A segunda coleção solo
Chevron Shawl, de 1970, é inspirada na estampa chevron dos xales vitorianos que ela viu no Victoria & Albert Museum
Lady Di em 1989
O look é de 1985 e é coberto de estrelas egípcias. Princesa Diana usou-o no consulado britânico de Dubai
High Gothic!
O lenço de Rhodes na capa da Queen em 1969
A própria Zandra Rhodes
Entre 27/09 e janeiro do ano que vem, os 50 anos da marca própria de Zandra Rhodes são comemorados com uma exposição no Fashion and Textile Museum em Londres. Vai se chamar Zandra Rhodes: 50 Years of Fabulous. Eu vou - não sou nem doido de perder! <3
Ai, ai. Saudades do que eu nem vivi. kkkkkkkkk