Brat Pack parte 2: o primeiro filme (será?) e o quarteto de S. E. Hinton

Toque de Recolher é um filme de 1981 que contava com um elenco de jovens feras promissoras. Eram eles: Timothy Hutton, Tom Cruise e Sean Penn. Pois é, realmente, não existe integrante do núcleo mais, digamos, representativo do Brat Pack aqui, mas o jornalista David Blum encara esse longa como "o primeiro filme dos Brat Pack".
(Há controvérsias, como veremos mais tarde nesse texto!)

Chegou agora e não entendeu nada? Então, antes de continuar, confira o post Brat Pack parte 1: Quem são eles para ficar por dentro!
Pronto? Leu tudinho? Então bora!

Em Toque de Recolher, da esquerda para a direita: Cruise, Hutton e Penn

Em Toque de Recolher, da esquerda para a direita: Cruise, Hutton e Penn

É interessante que Blum aponte Toque de Recolher como o primeiro filme do Brat Pack porque ele tem mesmo muito em comum com a maioria do que veio depois. Leva o amadurecimento do adolescente a sério - esse, aliás, é o tema central. O roteiro: uma escola militar de 141 anos está em vias de fechar e os cadetes, se vendo sem o seu comando adulto e maior referência, a fecha e a ocupa à força, exigindo que ela siga existindo. Valores como honra e dignidade, com o blablablá militar, são levantados. Não é o meu tipo de filme - odeio filme de guerra e qualquer coisa bélica em geral - mas sabe que me convenceu? Os atores fazem papéis complexos, profundos, com diálogos às vezes tocantes. Hutton, que ganhou um Oscar por um filme anterior (durante o início das gravações de Toque de Recolher), concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Ator por esse desempenho.
Ou seja: não é o filme mais moderno do mundo. Tem um começo bem modorrento. Mas também não é uma bomba.

Moreland (Hutton), Shawn (Cruise) e Dwyer (Penn) em ação

Moreland (Hutton), Shawn (Cruise) e Dwyer (Penn) em ação

Curiosidades: na preparação, esses 3 atores foram para uma escola militar de verdade e ficaram 45 dias por lá, como estudantes. Quer dizer, mais ou menos: Cruise preferiu um hotelzinho mais confortável ali por perto…
Esse foi o primeiro longa com Sean Penn no elenco, e o segundo de Cruise!

Os músculos do garoto Tom Cruise em cena de Toque de Recolher

Os músculos do garoto Tom Cruise em cena de Toque de Recolher

Agora vamos voltar um pouco no tempo. Mais especificamente em 1967. Esse foi o ano de lançamento do livro The Outsiders, escrito por S. E. Hinton. Ela tinha 19 anos na época do lançamento, o que já é um fato espantoso, mas comenta-se que ela escreveu o texto quando tinha 15, inspirada no fato de um amigo ter apanhado no caminho do cinema para casa.

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Virou um clássico, adotado como um dos livros estudados em escolas americanas, best seller até hoje - meio na onda do O Apanhador no Campo de Centeio, sabe? O fato da escritora usar só suas iniciais aconteceu porque os editores ficaram com medo do pessoal descobrir que ela era uma garota de 19 anos e não acreditar que ela poderia escrever a obra.
Apesar desse ser o primeiro livro de S. E. Hinton, esse não foi o primeiro a virar filme. O escolhido foi Tex, de 1979, quarto livro dela. Estrelando: Matt Dillon, sob direção de Tim Hunter, que hoje trabalha bastante com TV. No elenco também estava Emilio Estevez, um dos símbolos do Brat Pack.

A própria S. E. Hinton com Matt Dillon caracterizado como Tex, o personagem principal do filme Tex: Um Retrato da Juventude (1982)

A própria S. E. Hinton com Matt Dillon caracterizado como Tex, o personagem principal do filme Tex: Um Retrato da Juventude (1982)

Hora de me desculpar: tentei de todas as maneiras assistir Tex: Um Retrato da Juventude, mesmo porque fiquei muito curioso com as coisas que li sobre ele. Não consegui: aparentemente você precisa morar nos EUA para conseguir assistir em streaming mesmo que queira pagar por isso, e não fui feliz ao tentar baixá-lo (não consegui, simplesmente). Também não tenho um nível de hacker bom o bastante para conseguir a Apple TV lá de fora - kkkkkk A boa notícia é que o filme é da Disney, então provavelmente deve estar no Disney+ quando o serviço chegar ao Brasil.

E o fato dele ser da Disney já é estranho, certo? Quem conhece o trabalho do estúdio naquela época já espera algo bem água com açúcar. Mas parece que não foi bem isso que aconteceu. Vamos contar a história desde o começo: Dillon está no elenco de Over the Edge (1979), longa que trazia roteiro de Hunter. O rapaz era fã dos livros de S. E. Hinton e pediu para que Hunter adaptasse algum deles para o cinema. Foi algo do tipo "homem certo com a oportunidade certa no timing certo": a Disney queria tentar algo diferente, e o vice-presidente da companhia na época, Tom Wilhite, estava disposto a dar espaço para jovens inexperientes. Porque Hunter não queria apenas escrever o roteiro - desejava dirigi-lo.

Quando Hinton recebeu uma ligação dizendo que a Disney estava interessada em adaptar um de seus livros para o cinema, ela desconfiou. Seu medo era justamente que o estúdio transformasse a história em algo bobinho. Wilhite precisou convencê-la ao vivo. Ela cedeu, mas quis que seu cavalo, Toyota, fosse o cavalo de Tex no filme!

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Emilio Estevez e Matt Dillon

E Toyota, o cavalo de Hinton, no set de Tex: Um Retrato da Juventude

Mas por que incluí Hinton aqui? Bem, ela viria a ser um símbolo do Brat Pack. Mais 3 livros seus foram adaptados para longas com integrantes do Brat Pack no elenco: Vidas Sem Rumo (1983), O Selvagem da Motocicleta (1983) e A Força da Inocência (1985). Os dois primeiros também contam com Dillon no elenco - ele se transformou numa referência do cinema para Hinton. E Hinton ficaria para sempre conectada com o começo da história do Brat Pack, por mais que suas histórias divergissem bastante do que o filme clássico de Brat Pack virou, e por mais que John Hughes, o diretor Brat Pack por excelência, nunca tenha adaptado uma de suas histórias para a telona. Hinton sempre localiza suas tramas no subúrbio de Tulsa, Oklahoma; elas envolvem jovem marginalizados, geralmente delinquentes. Possui esse olhar mais humano sobre o mundo teen, mas ao mesmo tempo não se trata de uma classe média em contexto mais urbano - que é o que Hughes faz.

Esse episódio do podcast Song by Song que eu incluo abaixo sobre Vidas Sem Rumo é bem esclarecedor - ou não. Primeiro: o Song by Song é sobre Tom Waits, olha que esquisito, que não tem nada a ver com o Brat Pack. Risos. É por causa de uma ponta que Waits faz em Vidas Sem Rumo que o epê foi feito: ele é Buck, o cara que fica na porta de um bar, tipo jagunço. Aparece por menos de cinco minutos!
Mas não é isso que eu acho esclarecedor desse podcast: o convidado Kevin Smokler fala que os filmes do Brat Pack são importantes porque pela primeira vez o adolescente é visto no cinema sob a ótica do próprio adolescente, e que por isso Vidas Sem Rumo, que muita gente encara como o primeiro filme Brat Pack por causa do elenco (no lugar de Toque de Recolher!), no fundo não seria um filme Brat Pack.

Só que essa lógica é meio esquisita, por causa do fator S. E. Hinton. Ela escreveu o livro justamente quando era adolescente. Quer mais ótica teen que isso?
Entendo o que ele quer dizer: Vidas Sem Rumo tem um tom épico que Coppola inclui, uma cinematografia bela mas pesada, adulta, especialmente na cena clássica do por-do-sol com poema de Ponyboy (C. Thomas Howell) e Johnny (Ralph Macchio) e na cena final, com a imagem de Johnny falando o texto da carta que Ponyboy lê. Lembra filme dos anos 1940, sabe? Uma coisa grandiosa. O livro que Ponyboy gosta e vira uma de suas conexões com Johnny é … E o Vento Levou, para você ter ideia da coisa!
Agora, eu acho que Vidas Sem Rumo é um filme de Brat Pack sim, diferente em vários aspectos, mas que possui muitos pontos que o aproximam do resto dessa filmografia que varia de pessoa para pessoa. Tem Emilio Estevez e Rob Lowe, por exemplo. Fala da realidade adolescente - quase não aparecem personagens adultos. É sobre as dificuldades desse trânsito entre a fase infantil e adulta. O núcleo familiar principal, formado por Ponyboy, Sodapop (Lowe) e Darrel (Patrick Swayze), é justamente um trio de irmãos órfãos, com Darrel assumindo as responsabilidades de pai por ser o irmão mais velho.

Darrel, Ponyboy e Sodapop: família

Darrel, Ponyboy e Sodapop: família

Outra coisa que achei interessante desse episódio de podcast é que Smokler, agora sem nem falar exatamente de Brat Pack, conecta Vidas Sem Rumo a uma tendência interessante dos anos 1980: filmes centrados em adolescentes e nostálgicos sobre as décadas de 1950 e 1960. É real: depois viriam De Volta Para o Futuro (1985), Peggy Sue: Seu Passado a Sua Espera (1986) e tantos outros.

Mas vamos falar de Vidas Sem Rumo em si? A começar pelo elenco, que acho impressionante pela quantidade de futuras estrelas por metro quadrado:

Da esq. para a dir.: Two-Bit (Emilio Estevez), Sodapop (Rob Lowe), Ponyboy (C. Thomas Howell), Dallas (Matt Dillon), Johnny (Ralph Macchio), Darrel (Patrick Swayze) e Steve (Tom Cruise). Tá bom para você?

Da esq. para a dir.: Two-Bit (Emilio Estevez), Sodapop (Rob Lowe), Ponyboy (C. Thomas Howell), Dallas (Matt Dillon), Johnny (Ralph Macchio), Darrel (Patrick Swayze) e Steve (Tom Cruise). Tá bom para você?

A procura por um "novo James Dean", do jeitinho que a mídia gosta, seguia desde a morte dele em 1955. É muito notável que sejam as décadas de 1950 e 1960 que morem na memória afetiva de filmes produzidos na década de 1980: época de Dean, de Amor, Sublime Amor (a adaptação do musical para a telona é de 1961). Vidas Sem Rumo, aliás, conversa com Amor, Sublime Amor na sua temática de guerra entre gangues juvenis e flerta com a história principal ao aproximar Ponyboy e Johnny de Cherry (Diane Lane), que é da turma dos ricos Socs. Se lá a história era embebida do preconceito contra os latinos, aqui desponta a luta de classes: Greasers são pobres, Socs são playboys.
Outro filme que pode ser apontado como primo desses é Os Selvagens da Noite (1979), o clássico The Warriors, que não entra na lista do Brat Pack por ter um elenco bem diferente da turma e, na minha opinião, um roteiro meio infantil apesar do tema sério da morte de um dos integrantes das gangues retratadas.
E não me leve a mal: adoro The Warriors!

Cena do clássico Os Selvagens da Noite de Walter Hill, o mesmo diretor de Ruas de Fogo (1984) e que quase dirigiu Alien, o Oitavo Passageiro (1979) - que como todo mundo já sabe foi parar nas mãos de Ridley Scott e virou um classicão

Cena do clássico Os Selvagens da Noite de Walter Hill, o mesmo diretor de Ruas de Fogo (1984) e que quase dirigiu Alien, o Oitavo Passageiro (1979) - que como todo mundo já sabe foi parar nas mãos de Ridley Scott e virou um classicão

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A Capricho da época?

Os astros de Vidas Sem Rumo à paisana

Vidas Sem Rumo é uma história de redenção? Quer mostrar que o delinquente juvenil é apenas produto do meio? Que no fundo ele é uma boa pessoa? Bom, tem algo nesse tom grandiloquente que não ajuda, se é essa a tese que Coppola queria aplicar. Pelo contrário: artificializa.

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E daí a gente parte para O Selvagem da Motocicleta, a segunda adaptação de Hinton com direção de Coppola, também sobre gangues, também com um elenco estelar: Dillon faz o personagem principal, Rusty James, ao lado de Nicolas Cage, Mickey Rourke, Laurence Fishburne, Diane Lane e, adivinha, mais uma participação especial de Tom Waits!

Smokey (Nicolas Cage), Steve (Vincent Spano), Rusty (Matt Dillon) e B. J. Jackson (Chris Penn, o irmão de Sean Penn)

Smokey (Nicolas Cage), Steve (Vincent Spano), Rusty (Matt Dillon) e B. J. Jackson (Chris Penn, o irmão de Sean Penn)

Parece uma imitação low-budget de Marlon Brando em O Selvagem (1953)? Bom, talvez seja proposital: Dillon, na época, era a promessa de próximo Brando! E O Selvagem da Motocicleta é o momento em que ele mais imita a interpretação de Brando.
O destaque do filme na verdade não é ele. É Coppola, cheio de metáforas em forma de imagem e planos longos com bastante ação, exercitando-se e obtendo um resultado bem mais interessante que em Vidas Sem Rumo ao meu ver; e são as interpretações de Mickey Rourke, que faz o irmão mais velho de Rusty (a lenda Motorcycle Boy) e de Dennis Hopper como o pai dos dois.

Dos 4 filmes com tramas de Hinton, O Selvagem da Motocicleta é o que menos se aproxima do universo Brat Pack. Mais cult e muito autoral, menos adolescente, extremamente estiloso, visualmente moderno até para os padrões atuais. Portanto recomendo que assistam, mas não incluam em um pacote Brat Pack! Risos!

Dillon & Rourke: nessa, o primeiro saiu perdendo no quesito potencial dramático…

Dillon & Rourke: nessa, o primeiro saiu perdendo no quesito potencial dramático…

E finalmente chegamos no último longa baseado em um livro de S. E. Hinton. A Força da Inocência foi a iniciação de Estevez em outra área: o roteiro é o primeiro assinado por ele. Craig Sheffer faz o rapaz mais velho, Bryon, e Estevez interpreta o mais novo e mais problemático Mark. Hinton não foi envolvida nessa adaptação, e com isso eles também mudaram o fim e a ambientação (os livros se passam todos em Tulsa, Oklahoma; o filme A Força da Inocência acontece em Minnesota).

Bryon (Sheffer) e Mark (Estevez) em A Força da Inocência

Bryon (Sheffer) e Mark (Estevez) em A Força da Inocência

A crítica de Vincent Canby para o New York Times na época do lançamento de A Força da Inocência chama o filme de "a adaptação menos interessante de um livro de S. E. Hinton para o cinema". Acho a afirmação um tanto pesada mas não deixa de ser verdadeira! Isso também não quer dizer que o filme seja péssimo - ele é bacaninha sim.

Para terminar: lembra que eu falei no post anterior que o Brat Pack variava, que cada um fazia um grupo na sua cabeça e não existia exatamente uma regra única para incluir alguém? Olha essa imagem…

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Pois é!

Curiosamente, atores como Matt Dillon não colaram como integrantes do Brat Pack para sempre. Dillon tinha a mesma faixa de idade (Estevez é inclusive mais velho), mas começou a se afastar dessa temática após O Selvagem da Motocicleta. Em 1989, faria o papel principal em Drugstore Cowboy, que é bem centrado no vício em drogas.

E chega de falar de boys - esse post transbordou testosterona, eu hein! O próximo é especial, com a maior musa do Brat Pack… Aguarde!

Hebe era tudo, e você nem concordava com tudo o que ela dizia

Fui assistir Hebe: A Estrela do Brasil e me surpreendeu. Trata-se de um trecho da vida da apresentadora e não sua vida inteira, e é um trecho que de alguma maneira mostra que o Brasil não conhece sua própria história, porque se conhecesse enlouquecia: ela está se repetindo sempre.
Como ela própria disse ao vivo e a atriz Andrea Beltrão repete em cena (em interpretação, diga-se de passagem, muito muito boa): a Hebe não é de direita, a Hebe não é de esquerda, a Hebe é direta. Mas é mentira: ela era de direita sim. É só olhar a coleção de joias para concluir que comunista a apresentadora não era; votava no Paulo Maluf (era sua amiga pessoal). Mas ao mesmo tempo era de uma espécie de "direita esclarecida”, se me perdoam a expressão idiota: defendia os direitos LGBTQ+ (e gostava de provocar os conservadores nesse sentido) e tinha uma certa compaixão religiosa com os menos favorecidos. Não dividia o dela, mas não nasceu rica, portanto sabia o que era ser pobre e se compadecia.

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Esse híbrido de Eva Perón e Oprah sempre me instigou. Mamãe conta que teve uma época, quando guaraná tinha tampa de rolha, que Hebe ainda era uma aspirante a artista e morava, adivinha onde? Em Pinheiros! Mas Pinheiros não era o bairro hipster-chic que é hoje. E a Hebe ficava em uma daquelas casinhas onde hoje é a Eric Discos, sabe? Mamãe morava perto, num sobrado com vovô, e a casa dela já tinha telefone; a da Hebe não. Adivinha onde a Hebe fazia ligação?
(E sim, ela ainda era morena)

Aí, muito tempo depois, numa noite muito doida de desfile do Ricardo Almeida no MASP na qual certo ator global passou a mão no meu rosto e me paquerou (?!?), estávamos eu e the one & only Antonia Petta fazendo a cobertura do evento para o site da Lilian Pacce. Detalhe: Antonia entrevistava e EU fazia as fotos. Risos. E de repente, momento de tensão: a Hebe vem. Precisamos falar com a Hebe.
Sim, eu já fotografei a Hebe.

Quem quiser ver e ler o post inteiro (vale a pena, eu garanto), pode chegar mais nesse link

Quem quiser ver e ler o post inteiro (vale a pena, eu garanto), pode chegar mais nesse link

Também lembro direitinho do momento em que soube que a Hebe morreu. Foi num sábado ou domingo, eu estava visitando a Bienal de SP com meu marido e vimos nas redes sociais. Não era meu plantão. Meu marido diz que não gosta mais de ir na Bienal porque tem essa lembrança ruim.

Voltando ao filme, destaques:
. Sou suspeito para falar, mas minha amiga Renata Bastos está ARRASANDO no papel de Roberta Close. Sorry not sorry!

Fina demais!!!

Fina demais!!!

. Outras duas que arrasam são Cláudia Missura, que eu amo em Domésticas (2001) no papel da Railde, como Nair Bello e Karine Teles como Lolita Rodrigues. Karine, aliás, é a rainha do cinema nacional e ninguém percebeu ainda, né? Ela é a forasteira de moto em Bacurau de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; a Irene de Benzinho de Gustavo Pizzi; a dona da casa Bárbara em Que Horas Ela Volta? de Anna Muylaert; a Angela do polêmico Fala Comigo de Felipe Sholl… E para quem só assiste TV, ela era a Sumara que foi enganada pela personagem Atena de Giovanna Antonelli no começo de A Regra do Jogo, lembra?
As amigas Nair e Lolita só aparecem em uma cena do filme, infelizmente, mas pelo menos é uma cena boa.

. Vai ter série, viu? Se o filme é só um recorte, parece que a série, que deve passar na Globo em janeiro, traz a história da apresentadora desde a infância até a morte em 2012 por conta de um câncer. Quem ainda deve aparecer é Heitor Goldflus como Jô Soares e Camila Morgado como Rita Lee (ou seja, vai ter selinho!). E provavelmente mais cenas de Lolita e Nair com Hebe - se vai ter Jô Soares vai ter essa cena abaixo, né?

Assiste de novo, faz um bem enorme!

Hebe era cheia de problemas no que diz respeito a posicionamento político, contradições. Era humana. Em tempos de dicotomia, de fortes disputas, de "ou você escolhe o meu lado ou você é meu inimigo", Hebe ocupa áreas cinzas, mostra que não existe 8 ou 80. Foi censurada mesmo após a ditadura (o filme mostra). O povo chamava de cafona, de alienada. Já li a biografia escrita por Artur Xexéo na qual ele explica todo o backstage da sua ida para o Roda Viva, ela chocada por ser convidada para um "programa de intelectuais", de gente importante.

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Recomendo!

É bem legal

Quem será que Hebe apoiaria hoje? Será que ela declararia seu voto? Será que ela daria conta das declarações homofóbicas registradas em vídeo do nosso atual presidente?

Saudades de quando a gente era mais complexo.

Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia

A frase do título é de William Shakespeare.
Tenho pensado muito nisso, tanto na atração mórbida pela ignorância que parece ter assolado o mundo (vide esse post sobre o novo Matrix e a minha atração pela série Years and Years) quanto no nosso apego pela providência de outrem. Estamos no século 21 e ainda explicamos coisas com a nossa fé - em Deus, em Nossa Senhora, no horóscopo.

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Tudo isso para dizer que estou lendo um livro muito interessante chamado As Bruxas: Intriga, Traição e Histeria em Salem, da jornalista vencedora de prêmio Pulitzer Stacy Schiff.

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E por que ele é bom?
Bem, primeiro de tudo ele não é uma ficção: Schiff usou de documentos históricos para fazer uma reportagem sobre esse episódio horroroso da história dos EUA que aconteceu no século 17 na baía de Massachusetts e culminou na morte de 14 mulheres, 5 homens e dois cachorros. Todos acusados de bruxaria. Sim, bruxaria.
É surreal porque Schiff descreve as coisas como acreditava-se que elas eram, mesmo. Ela não escreve num tom superior de “eles acreditavam nisso, imagina que loucura?” É esperto da parte dela. Nos dias de hoje parece pouco improvável que alguém seja acusado de bruxaria e acabe com pena de morte, essa é a minha sensação…
Será?
Vou colocar um trecho do livro aqui:

Bruxas haviam perturbado a Nova Inglaterra desde a fundação. Elas afogavam bois, faziam o gado pular, derrubavam frigideiras, o feno das carroças, encantavam a cerveja. Lançavam coisas no ar, até criaturas desmembradas. Sem razão aparente, Hathorne perguntou a Tituba se ela sabia alguma coisa a respeito do menino de Corwin. Provavelmente imaginava que ela teria aleijado o filho manco do juiz, de nove anos, embora houvesse outros candidatos. As bruxas conseguiam estar em dois lugares ao mesmo tempo ou sair secas de um lugar molhado. Caminhavam sem ruído sobre tábuas soltas, teciam linho fino, conheciam segredos para clarear panos, sobreviviam a quedas. Podiam ser briguentas e resmungonas, ou inexplicavelmente fortes e inteligentes.”
— Stacy Schiff em As Bruxas

Ainda estou meio que no começo do livro, mas já para perceber que, bem…

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Quando não encontramos explicações racionais para as coisas, partimos para outras explicações.

Terraplanismo, movimento antivacina, coach quântico… Poderíamos ficar aqui enumerando tantos fenômenos contemporâneos. É surreal, mas às vezes tem gente letrada que se nega a ver coisas. Gente que acredita que o reator de Chernobil na verdade não explodiu. Que não fomos para a lua até hoje.

Onde quero chegar? Em dois lugares:
1. Será que vermos o que acredita em algo diferente da gente como alguém burro ou do "time oposto” não é apenas um desserviço? Tentar compreendê-lo não seria um caminho mais viável? Não sei a resposta, pergunto por que isso é uma dúvida bem forte minha. Talvez não exista diálogo mesmo, mas acho que já partir do pressuposto que não existe diálogo soa, no mínimo, preguiçoso da nossa parte.
2. Pessoas esclarecidas acreditavam em bruxas. Isaac Newton, por exemplo. Ao mesmo tempo vemos a nós mesmos como seres tão esclarecidos. Tão diferentes do "time oposto". Será mesmo? Ontem (7/09) no Festival Coala fiquei observando os frequentadores. Muito tilelê, o que a direita adora chamar de esquerda caviar (odeio o termo porque foi cravado pela direita, mas no fundo a gente entende o que eles querem dizer). No palco, uma artista cantou uma música feminista acompanhada por uma banda só de homens. Isso foi a contradição mais clara entre tantas outras - como a comunicação do energético patrocinador dizendo "Estação resistência" numa referência dúbia à resistência elétrica mas também um óbvio toque político. Hay que ser esquedista pero sin perder lo capitalismo jamás? Tudo isso me fez pensar bastante. O inferno são eles ou nós mesmos, ou todo mundo junto? Existe o inferno? Quem somos nós na fila do capeta?

Vem, meteoro, e mata o resto das bruxas e dos puritanos que restaram porque, valha-me: não deu certo, não.

O mundo é kawaii, aceita

Sabe o que é kawaii? Caso não saiba, por favor entre em alguns posts antes de conferir esse - assim você não fica boiando. São eles:

. O que é kawaii?
. A rainha e a embaixadora do kawaii
. O lado dark do kawaii
. Harajuku: a meca do kawaii

Não acho que o Wikipedia é exatamente a melhor fonte para você descobrir coisas mas o site tem uma lista das maiores franquias, em questão monetária mesmo, levando em consideração videogame, livro, filme, série de TV. O que entra na conta é só ganho divulgado publicamente. E adivinha… 7 dos 10 primeiros podem ser considerados, de alguma maneira, kawaii. Ou seja, o mundo é kawaii, quem não gostar que lide com isso. E o primeiro lugar é de…

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Pokémon

Videogame criado em 1996, já rendeu cerca de US$ 95 bilhões! Entre merchandising, os próprios jogos, os quadrinhos, a série de TV, os filmes… Chocante, né? A dona da marca Pokémon é a Nintendo e os criadores são os japoneses Satoshi Tajiri e Ken Sugimori. Tajiri chegou a trabalhar na franquia que ficou em 9º lugar e que a gente também está considerando kawaii porque, bem… kawaii:

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Mario

Mario também é da Nintendo - desde 1981 - e o grosso do seu rendimento até hoje (US$ 36 bilhões) vem de videogame. Tajiri trabalhou em dois spinoffs, Yoshi (<3) e Mario & Wario, enquanto esperava para o projeto Pokémon sair do papel. Mario foi criado por Shigeru Miyamoto, o nome por trás de Donkey Kong e The Legend of Zelda - uma lenda, né? 1981 é o ano zero de Mario porque ele foi recriado a partir do carinha que pulava em Donkey Kong, o Jumpman, e o jogo do gorila é de 1981. Mario Bros, o game de Mario com o irmão Luigi, saiu em 1983.
Mas em segundo lugar na lista tem outra franquia japonesa. Você sabe, não sabe?

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Hello Kitty

Não vou me estender muito sobre ela porque já falei bastante de Hello Kitty nesse blog.
Confira:
. Notícias estranhas do mundo Hello Kitty
. A rainha do kawaii - e a embaixadora

Sigamos para o terceiro lugar que talvez te surpreenda. Sua origem é inglesa e hoje ele é propriedade da Disney:

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Ursinho Puff

O livro Winnie the Pooh surgiu em forma de livro do autor inglês A. A. Milne. Nos anos 1960, a Disney licenciou a marca para fazer umas coisinhas e descobriu um pote de moedas de ouro (ou de mel?). O grande segredo dessa franquia, o motivo dela render tanto, é… licenciados mesmo. Segundo o artigo do Wikipedia, o ursinho já vendeu US$ 74 bilhões e meio em varejo. Ele é adorado no Japão. Além disso, teve um filme live action recentemente, Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível (2018) protagonizado por Ewan McGregor. Assisti e é bem fofinho mesmo. Ursinho Puff já rendeu cerca de US$ 75 bilhões ao todo, contando aquelas pencas de DVD das Lojas Americanas.
O próximo, quem diria, atrás de Winnie the Pooh, está o "dono” dele…

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Mickey Mouse

Estou considerando esse quarto lugar kawaii apesar de episódios do South Park terem tirado toda minha inocência.
Mickey já rendeu US$ 70 bilhões. E é criação de Walt Disney, como todo mundo já sabe.
Você sabia que, antes do Mickey, a aposta de Disney era em um coelho? Oswald, na minha modesta opinião, é mais fofo.

"Não vem, não, palhaço, vai dar high five na sua vó!”

"Não vem, não, palhaço, vai dar high five na sua vó!”

O quinto lugar não é kawaii: Star Wars ocupa a posição com louvor. Já o sexto é outro que vem do Japão e eu nunca entendi porque gostam tanto dele.

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Anpanman

Qual é a graça em um super-homem cara de pastel? Anpan é um doce japonês que as crianças curtem, tipo um bolinho geralmente com recheio de feijão azuki.
A primeira pergunta é: ele é kawaii? A princípio eu diria que não, mas como você pode conferir nos links do começo desse post a arte de identificar o que é kawaii é muito refinada e cheia de obstáculos.
A verdade é que esse bicho feio de 1973 faz sucesso até hoje. No Japão eu quase me rendi a ele - tem um museu dedicado ao Anpanman em Kobe, uma cidade portuária linda.
O criador de Anpanman se chama Takashi Yanase. Prefiro, entre as suas criações, o Niyandar - que é basicamente uma versão do Anpanman em forma de gato, me desculpem os fãs.
Yanase era amigo do Osamu Tezuka, considerado o deus do manga, que fez o Astroboy.

Aí a gente chega no sétimo lugar que considerei kawaii com ressalvas. Aliás, nem considero uma franquia direito. Mas enfim. Aqui estão elas:

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Princesas da Disney

Kawaii? Hum. Parece mais uma versão de um desfile da Victoria's Secret para crianças. E se até a Victoria's Secret está em crise… Melhorem!
O cara que percebeu que o conceito "princesas da Disney” já existia mas a empresa não faturava com ele se chama, sem brincadeira: Andy Mooney. kkkkkkkkk Ele era um executivo da Nike antes de ir para a Disney.
Fora tudo o que eu poderia fazer de discurso do desconstruidão aqui, a princesa mais legal da Disney, Moana, foi incluída no grupo sem coroação. Então, por mim, que percam dinheiro e desçam no ranking!

O oitavo colocado, surpresa, é um manga: Jump é praticamente uma instituição cultural no Japão, os quadrinhos voltados a princípio para meninos. Mas não acho exatamente kawaii. Mario, já citado, é o nono, e o universo cinematográfico da Marvel é o décimo. Quem quiser ver a lista completa, que é bem interessante - ela está aqui! Será que Jornada nas Estrelas está antes ou depois de Angry Birds? Descubra lá!

O famoso "te enganei": dois filmes em cartaz que não valem o seu dinheirinho

(ou melhor, dinheirão, porque o cinema está pela hora da morte!)

Dois filmes me pegaram pelas suas premissas e eu fui. Que bom para você que eu fui, porque assim posso dizer: espere para ver em streaming. Não vale a pena. Desencana. É cilada, Bino.

O primeiro é…

It - Capítulo 2

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A primeira parte de It (2017) não era perfeita mas tinha bastante charme. A história se passava em Derry no verão de 1989 (ou seja, se localiza naquela mesma onda da nostalgia pelos anos 1980 que comentei nesse post, mas esqueci de citar It em si) e, numa fórmula conhecida daquela década (e revisitada hoje por obras como Stranger Things), focava em pré-adolescentes.
Ou seja, aquela velha história de metáfora para amadurecimento que, no fundo, sempre funciona e emociona.
Especificamente sobre a trama de It, tanto no livro de Stephen King quanto no filme, a questão principal gira em torno de vencer os medos e traumas. Até aí, tudo bem. E na primeira parte, com os personagens na pré-adolescência, acho show, faz sentido, bem bacana, palmas - é por isso que o livro é um clássico, mesmo; é por isso que a primeira versão em filme, de 1990, ficou cult.
Problema é que eles ficam adultos nessa segunda parte lançada agora. Os medos e traumas continuam os mesmos, mas a forma como eles se materializam... também. Se quando eles eram menores isso se encaixa bem, agora que eles estão maiores às vezes a coisa fica meio… vergonha alheia? Lúdica demais? Boba? Os personagens acabam soando imaturos e isso afasta a gente deles, sendo que seria muito mais legal nos identificarmos com suas dificuldades para torcer por eles, claro. Eddie (James Ransone), especificamente, chega a ser cômico na sua obsessão por limpeza e sua hipocondria. Quebra o lado assustador: aquela situação chave seria (e é!) assustadora para uma criança, mas combina com um homem feito? É tão aterrorizante quanto? E o fator de uma força física maior, que quando criança o grupo não tinha? Não faz diferença? Achei que, nessa área, Bev (Jessica Chastain) ficou mais bem resolvida.
Agora: um ritual xamânico para derrotar um palhaço demoníaco soa muito bem se os personagens são infantojuvenis, chega a ser divertido, você se empolga para ver. Com eles adultos, se não é bem feito e bem filmado (não foi), não há James McAvoy e Jessica Chastain que salvem… Tosco demais, desculpa quem gostou.
Meu marido saiu dizendo: "Não me convenceu". A mim tampouco. Só vá se você tem muito, mas MUITO apego à franquia (pode ser considerado uma franquia?).

Yesterday

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Tudo bem, a premissa é maravilhosa: imagine all the people living sem que os Beatles jamais tivessem existido? O filme Yesterday imagina um mundo assim, com um detalhe: um músico inglês de origem indiana, Jack Malik (Himesh Patel), se lembra dos Beatles ao contrário de todos ao seu redor. E das músicas. Então ele decide lançar as músicas como se fossem dele - e isso responde também à pergunta "será que os Beatles fariam sucesso se fossem lançados hoje?"
Na minha humilde opinião, a resposta que está no filme é meio, hum, bobinha. A história de Richard Curtis dirigida por Danny Boyle fica muito presa a clichês: tudo o que você imaginou está lá. “Astro incompreendido", “agente escrota e extremamente gananciosa (e loira)" (Kate McKinnon), “indústria cultural vilã que pega o que é autêntico e transforma em produto", “mocinha linda fazendo papel de mocinha sem graça mas dá para ver que ela é linda" (Lily James). Até os pouquíssimos momentos que poderiam ser mais imprevisíveis ou são sem graça, ou passam a ser previsíveis em seus desdobramentos. A moral da história, assim como em It - Capítulo 2, é "seja legal, não minta, vai dar tudo certo se você fizer exatamente como nos filmes de Hollywood".
Melhor gastar seu tempo ouvindo Beatles, se você gosta de Beatles. E mesmo se você não gosta. Sessão da Tarde bem de quinta - e olha que eu costumo gostar de Sessão da Tarde.

(ah, e essa primeira piadinha que você imaginou com Oasis? sim, ela também está lá, claro.)