Uma ideia para o roteiro do novo Matrix

Falei por cima no post sobre os anos 1990 do novo Matrix que vem aí. Lana Wachowski, que foi criadora e diretora com sua irmã Lilly da primeira trilogia, é o nome por trás do Matrix 4. Estão confirmados no elenco Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss. É uma bela responsabilidade: o primeiro Matrix, de 1999, influenciou tanto os filmes de ação e ficção científica em geral como apresentou efeitos visuais na época de encher os olhos, coisas completamente novas. Todo mundo lembra dessa imagem, né?

Virou um clássico pop!

Virou um clássico pop!

Bom, eu tenho uma ideia para o roteiro do novo Matrix. Na verdade não seria uma sequência, mas uma realidade paralela.
Vamos super que na hora de escolher entre a a cápsula azul ou vermelha, o Neo (Keanu Reeves) escolheu a azul.

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Ou seja, ele escolheu, ele optou pela
ignorância, ilusão, artifício, cegueira, mediocridade de uma vida de não saber a real.

Só que um dia, um tempo depois, a realidade bate à sua porta.
Porque a realidade sempre bate na porta.
E ele é obrigado a encarar a realidade.

É isso… Só uma ideia.

O que foi chique nos anos 1990?

Geral falando do clipe da Normani, né? Confesso que já assisti um pouco atrasado. Motivation é o primeiro single solo da ex-Fifth Harmony e traz as mãozinhas da hit maker Ariana Grande na sua composição. O clipe é cheio de homenagens aos anos 1990 - sendo que ela mesma nasceu em 1996, então não curtiu essas referências como nós, véias cansadas.

A i-D fez um compilado das refs nesse post aqui.
O que eu achei? Normani é linda e tem star quality, mas a música não chega a ser um blockbuster.
Posso estar enganado - não entendo coisa alguma do gosto da geração Z. Também achei 7 Rings uma bobagenzinha e olha aí no que ela se transformou.
Mas acho que Normani ainda precisa de uma Havana uh-nana, para ficar na referência de sua ex-colega e, dizem as más línguas, nêmesis, Camila Cabello.
E olhando para as refs da Normani comecei a viajar nos anos 1990. E no pessoal resgatando a década agora. A coisa vai de grunge ao minimal limpo passando bastante pela estética hip-hop, mix de sports e streetwear. Mas tem uma coisa dos anos 1990 que, pelo menos na minha lembrança, era muito chique e ainda teve pouca gente olhando nos últimos tempos. Sei que não era o objetivo da Normani fazer uma coisa “chique”, foi só uma viagem mesmo. E na falta de ter um nome para isso, vou dar uns exemplos. A começar pelo ícone…

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Jarvis Cocker

Para mim, o vocalista do Pulp que era chique e o resto eram tentativas frustradas

Ajuda o fato de que no meio dos anos 1990 eu era tão magro quanto Jarvis. O metabolismo muda, né?

Para os indies - sim, eu era indie - era bacana se referir aos mods no jeito de se vestir. Ou para os indies gays? Sei lá.

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Pizzicato Five

Ai, que saudade, chego a lacrimejar

A formação clássica (que nem é a original, já que houve alterações no começo) traz Maki Nomiya, Yasuharo Konishi e Keitarô Takanami e foi um dos expoentes mais famosos do Shibuya-kei nos anos 1990. Na época, o bairro de Shibuya era um fervo, o lugar para se estar em Tóquio. Bandas como Flipper's Guitar, Original Love (que eu também adoro) e Pizzicato Five colocavam referências do pop dos anos 1960 no liquidificador mas soavam bem contemporâneas. Só que o que eu realmente curtia no P5 não era só a música - existia uma preocupação estética em tudo o que eles faziam que me deixava ainda mais instigado. Nomiya era modelo quando foi pinçada para ser a vocalista deles; pose e close não faltavam.

Muita gente comparava o P5 com o Deee-Lite na época, quando eles eram um trio - esteticamente até fazia sentido, no fundo Nomiya era uma rainha da montação clubber assim como Lady Miss Kier. Mas o P5 também tinha um toque artsy à Andy Warhol que o Deee-Lite não tinha.

Embalagens lindas me fizeram gastar MUITO dinheiro de mesada

Embalagens lindas me fizeram gastar MUITO dinheiro de mesada

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Liz Phair

Achava chique e continuo achando chique até hoje. Por quê? Não tenho certeza: uma mistura do ar blasé ao falar palavrão, da voz que soa mais natural, um charme pé no chão meio Kim Gordon

Eu gostava tanto da Liz Phair que devo ter gasto boa parte da internet discada que rolava em casa baixando coisa dela no Napster e fazendo CDs gravados com quilos e quilos de MP3. Tinha tudo, até as demos que ela fez antes de lançar o primeiro álbum Exile in Guyville (1993).

Numa época em que todo mundo era grunge ela já era só alternativa. Isso até 2003, quando ela lançou um disco homônimo que trazia músicas produzidas pelo The Matrix. Foi bem esquisito, mas várias entraram nessa mais ou menos na mesma época: Jewel com 0304 (2003) e Nelly Furtado com Loose (2006). Parecia que o mundo da música estava reagindo às princesas Britney Spears e Beyoncé e se preparando para um nova era do pop que estava para começar com Lady Gaga, Katy Perry e Rihanna. Dessas que entraram na onda, só Nelly se saiu melhor, e parece que até ela, hoje, se afasta desse passado apesar de não necessariamente renegá-lo. Mas isso eram os anos 2000, né? Voltemos.

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Winona Ryder

Sim, a moça do Stranger Things

Em 2001, Winona foi pega roubando na Saks Fifth Avenue de Beverly Hills. Remédios e depressão pareciam ter apagado o brilho da atriz, mas não o carisma. O mundo pop cometeu isso:

Sim, essa é Winona usando uma camiseta Free Winona. Ela também apareceu numa capa da W Magazine vestindo a mesma peça

Sim, essa é Winona usando uma camiseta Free Winona. Ela também apareceu numa capa da W Magazine vestindo a mesma peça

Mas antes disso, Winona já era um sucesso. Quem é novo agora não tem como saber como ela era um símbolo máximo nos anos 1990. Musa da Geração X - o que no fundo é meio peba porque veja só a Geração X como está, né? Um exemplo é o filme Caindo na Real (1994) de direção de ninguém menos que Ben Stiller.

Risos. Bom, isso tudo para dizer que antes do ícone Kate Moss, houve o ícone Winona Ryder (e, aliás, antes de Kate & Johnny Depp, houve Winona & Johnny Depp).

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Sade

Afffff que mulher fina!

Música de publicitário quando quer criar um clima sexy? Talvez. Mas eu acho Sade incrível, com uma voz e um talento incríveis. E para quem não acredita em sereia negra: existe desde 1992, cantando No Ordinary Love, e é MARAVILHOSA.

Sade existe desde a década de 1980, mas foi nos anos 1990 que saiu a coletânea The Best of Sade. Foi com ela que muita gente realmente se apaixonou. Em certo momento dos anos 2010, virou moda usar camiseta com imagens de Sade entre os rappers. Kanye West foi um dos maiores entusiastas dessa mania.

Quer saber? Chique!

Quer saber? Chique!

Ah, eu tenho um bônus

No Brasil a coisa estava difícil. Tinha pouca coisa chique por aqui. Mas, para você ter noção, uma das coisas chiques era…

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Suzana Vieira em Mulheres de Areia (1993)

É, meu bem, o tempo passa

ATUALIZAÇÃO MINUTOS DEPOIS DA PUBLICAÇÃO: siiim, tem isso aqui…

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The Matrix (1999)

É quase 2000, na verdade, e resume a estética minimalista para a era da Internet

Quem tem se referido muito à estética Matrix é o estilista Demna Gvasalia na Balenciaga.

Sinceramente acho CHIQUÉRRIMO, apesar de meio redundante - quase um xerox, né? Mas eu gostava sim.

Quem não se sentiu meio existencialista refletindo sobre Matrix que atire o primeiro byte

Quem não se sentiu meio existencialista refletindo sobre Matrix que atire o primeiro byte

Com a notícia de que Matrix vai voltar COM Keanu Reeves, as especulações fervem. Confira uma série de teorias sobre como será a história desse Matrix 2020.

Esse David Bowie não me representa

Faz um tempinho que falei do filme do Elvis Presley por aqui. O rei vai ser interpretado por Austin Butler.
De lá para cá, assisti ao novo do Quentin Tarantino, Era uma Vez em… Hollywood (e não gostei).
Austin interpreta um dos papéis-chave do filme, um dos hippies da família Manson. E não é que ele me convenceu um pouquinho mais?

“Oh, did I?”

“Oh, did I?”

Mas fica calminho porque tudo ainda pode dar errado, viu, Butler?

Bom, como esse é o planeta Terra e por aqui não temos um minuto de paz, me aparece essa agora:

Para você não ter o trabalho de clicar, eis aqui Johnny Flynn como David Bowie:

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Er.

O filme Stardust vai trazer a primeira viagem de Bowie para os EUA, em 1971, onde ele construiu a persona Ziggy Stardust. Os produtores insistem que não é uma cinebiografia. É bom que não seja. E se não é, porque estão fazendo essa droga? Johnny, nada pessoal mas se nem numa foto conseguem capturar algo de Bowie em você, quiçá em película.
Se for para ser algo que não é uma cinebiografia mas no fundo é, fique com Velvet Goldmine (1998).

O famoso "aí sim".

Aproveitando a deixa, mais duas coisinhas:
1. Você viu a montagem brasileira de Lazarus? O musical de David Bowie estreou e eu, que odeio musicais, fiquei com vontade de ir. E tem Jesuíta Barbosa - um bom motivo para sair de casa, vai. Se alguém for, me conta se é bom?
2. Diz que Madonna and the Breakfast Club, o docudrama sobre o começo da carreira da cantora, ia estrear na rede Cinemark. Se estreou, já saiu e eu nem vi! Poxa. Aqui a atriz Jamie Auld ao menos se parece com a artista. O trailer até me convenceu? Confira por si mesmo:

O mundo ficou (ou sempre foi?) pequeno demais para nós todos: China, mercado de luxo, Tarantino etc. e tal

Um artigo do Business of Fashion me chamou muito a atenção essa semana. É esse aqui sobre a atual relação de marcas de luxo em relação à China, infelizmente fechado para assinantes (mas quem tem amigos tem tudo, obrigado Manoella Cheli, kkkk). Versace, Coach e Givenchy atingiram - involuntariamente, alegam - o orgulho chinês ao fazerem peças de roupa nas quais apontam Hong Kong e Macau como países independentes, ou Taipei como uma cidade do país Taiwan, ou tudo isso junto.

Camiseta da discórdia da Coach

Camiseta da discórdia da Coach

Outras marcas, como a Chanel e a Calvin Klein, também apresentam os países como sendo independentes nas listas que aparecem nos seus sites.
O problema: essas são regiões administrativas chinesas, apesar de existirem movimentos separatistas. E o nacionalismo chinês está bombando. Resultado: boicote e quebra de contrato de celebridades chinesas como a modelo Liu Wen, que era embaixadora da Coach, ou a atriz e cantora Yang Mi, que era embaixadora da Versace, e ainda Lay Zhang, estrela do k-pop que nasceu na China, até agora ligado à Calvin Klein mas ameaçando sair.
O problema maior é que a China é um mercado superimportante para a moda, especialmente no mercado de luxo. As marcas, que estão adicionando comitês de diversidade e cargos como diretor de diversidade (?!) nas suas fileiras por causa de constantes casos de falta de sensibilidade racial e afins (para ficar num termo bem suave), parece que mesmo assim não conseguem entender questões além das suas fronteiras. Em momento de polarização política fervilhante, será que multinacionais que querem abraçar o mundo todo possuem braços curtos demais para isso?
E será que isso vai trazer valorização do que é produzido localmente, mesmo no caso do mercado de luxo? O mercado de luxo da moda, atualmente, precisa se equilibrar entre tradição, inovação e excelência de qualidade no produto e serviço. Existem marcas tradicionais chinesas capazes de virar essa chave?

Muitas, muitas perguntas. Mas a questão que mais me toca é a visão ocidental a respeito do asiático - Dolce & Gabbana inclusos, claro.

A propaganda superinfeliz e racista da Dolce & Gabbana de 2018 - saiba mais no link

A propaganda superinfeliz e racista da Dolce & Gabbana de 2018 - saiba mais no link

E isso nos leva ao Era uma vez em… Hollywood, filme de Quentin Tarantino recém-lançado por aqui.
Não vou entrar muito no mérito se o filme é bom ou ruim - tem bastante gente elogiando e eu achei uma bobagem, tenho achado que os filmes do Tarantino no geral envelhecem mal nesses tempos, obras feitas para homem branco hétero pretensamente sensível e sinceramente estou sem paciência para homem branco hétero pretensamente sensível. Portanto não vou falar da falta de necessidade do foco na bunda da atriz Margaret Qualley quando ela está conversando com Cliff Booth (Brad Pitt) debruçada no carro e outras objetificações da mulher (incluir uma cena de Pitt sem camisa não tira esse forte sabor de heteronormatividade masculina tosca da filmografia do cineasta). E se você quiser assistir algo sobre nostalgia e envelhecer, sinceramente acho que Dor e Glória é muito mais interessante, instigante, impactante, diverso.

Pussycat (Margaret Qualley) e Cliff Booth (Brad Pitt) - o "nome” dela também gera uma das piadas mais infames do longa

Pussycat (Margaret Qualley) e Cliff Booth (Brad Pitt) - o "nome” dela também gera uma das piadas mais infames do longa

Mas na verdade o meu ponto está na visão de Tarantino sobre Bruce Lee.
Lembrando que esse é o mesmo Tarantino que homenageou Bruce Lee em Kill Bill, então eu penso, uai?

Montagem que tirei daqui: de um lado Uma Thurman em Kill Bill (2003), do outro Bruce Lee em Jogo da Morte (1978)

Montagem que tirei daqui: de um lado Uma Thurman em Kill Bill (2003), do outro Bruce Lee em Jogo da Morte (1978)

Existiam teorias antes do lançamento do longa. Dizem que na vida real Roman Polanski, que obviamente ficou desesperado depois da tragédia envolvendo a mulher Sharon Tate (o assassinato dela grávida pelas mãos da família Manson), desconfiou de Bruce Lee como o assassino (!!!). Lee conhecia Tate e inclusive a treinou para um filme - isso aparece rapidamente no roteiro de Tarantino. O ator comentou com Polanski em um certo momento que tinha perdido os óculos - e foram encontrados óculos na casa de Polanski e Tate, que a polícia achou num certo momento que poderiam ser uma evidência.
Quem assistiu o filme ou ouviu falar das declarações da filha de Bruce, Shannon Lee, sabe que não foi bem assim que o "personagem” Bruce Lee apareceu.

Mike Moh no papel de Bruce Lee no filme de Tarantino

Mike Moh no papel de Bruce Lee no filme de Tarantino

A princípio Shannon reclamou porque Tarantino teria mostrado seu pai como uma caricatura arrogante. O que se diz é que Bruce era bem autoconfiante mesmo. Daí para arrogante, acho que depende de quem você está falando.
MAS
Existem vários relatos envolvendo mulheres autoconfiantes (como a jogadora Megan Rapinoe), ou negros autoconfiantes (como o influenciador Spartakus Santiago), ou mulheres negras autoconfiantes (como a atriz Taís Araújo) apontando-os como arrogantes.
Em todos esses, a militância defende que isso é preconceito.

Sim, isso quer dizer que achei o retrato que Tarantino fez de Bruce Lee extremamente racista.
Além disso, não acho que Tarantino só o mostrou como arrogante, mas o ridicularizou em sua insegurança de macho branco cretino. A cena é idiota. Se fosse um ator negro historicamente importante como Lee nessa cena, as pessoas estariam caindo de pau em cima do Tarantino.

Bruce nasceu na Califórnia e cresceu em Hong Kong. Foi uma estrela asiática que conseguiu destaque numa Hollywood branca e racista. Morreu tragicamente cedo.

Bruce Lee em cena em Operação Dragão (1973)

Bruce Lee em cena em Operação Dragão (1973)

A cena é importante para o desenvolvimento do roteiro? Até é: mostra que Cliff é bom de briga, traz uma informação importante sobre o passado de Cliff à tona. Precisava ridicularizar um ator asiático historicamente importantíssimo?
Não.
Tarantino, falta muito para você chegar no século 21?

Tarantino respondeu as acusações de Shannon se defendendo. Shannon não teve dúvidas: mandou-o se desculpar ou CALAR A BOCA.
Assino embaixo.

O ocidente ainda não entende o oriente em pleno 2019. É mais fácil ridicularizar e deixar na caixinha do "exótico engraçadinho”.
E a polarização aumenta…

Enquanto isso, para quem não sabe: os autores de Mate-me Por Favor estão fazendo um livro sobre os crimes de Charles Manson há uns QUINHENTOS ANOS mas parece que agora vai sair. Confira entrevista reveladora com eles na Rolling Stone.

Há 50 anos e alguns dias, acontecia o assassinato de Sharon Tate e seus amigos.
O culto de Manson era racista (especialmente com negros), coisa que não é explicitada em Era uma vez em… Hollywood. Charles Manson tatuou uma suástica na testa depois de preso.

Terra à Deriva é igual mas é diferente

Terra à Deriva é um filme chinês que já conquistou uma das maiores bilheterias do ano. Não é pouco num ano que teve Vingadores: Ultimato, O Rei Leão e Toy Story 4. Mas acontece que Terra à Deriva é chinês - você prestou atenção na primeira frase? E já está disponível na Netflix. Você já viu? E por que será que ele conquistou tanto público?

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A estrutura de fato é meio parecida com qualquer filme blockbuster catástrofe. Só que tem umas diferenças sim. Vamos a elas?

Não, não vamos deixar a Terra

A primeira, que na verdade meu marido que me chamou a atenção, é que geralmente a solução colocada para cenários catastróficos que envolvem um apocalipse terrestre indicam a nossa saída do planeta para colonizar outro. Aqui a premissa é diferente, bem pouco convincente no que diz respeito à ciência mas que funciona no roteiro: a ideia é mover a Terra para outro sistema solar (!) com motores ultrapotentes distribuídos pelo globo (?!) e a população restante morando em cidades embaixo da Terra (???), portanto protegidas do clima que é obviamente congelante. O motivo: o sol está um pouquinho revoltado e vai explodir.
Como eu já disse, devem existir cerca de duzentos mil furos científicos na trama. Mas juro que funciona em termos de entretenimento.

Nossa, o foco NÃO é Nova York! O foco não é os EUA! Que milagre!

A invasão alienígena sempre vai começar pelos EUA. Pelo menos é o que os filmes de Hollywood nos levam a crer. Mas aqui a coisa está um pouco diferente: o filme se passa na China; as cidades envolvidas são chinesas; as referências da cidade subterrânea são chinesas. Isso dá uma cara diferente para o longa, sem deixar de lado o capricho em efeitos visuais e direção de arte.

Liu Peiqiang (Jing Wu) na estação espacial

Liu Peiqiang (Jing Wu) na estação espacial

Um elenco majoritariamente asiático

Um russo, um mestiço meio chinês meio australiano. O resto é tudo chinês! Ao mesmo tempo, o filme dá uma sensação de realidade global ao citar e mostrar ações de outras nações, e incluir outras línguas no roteiro. Mas não tem jeito: talvez a sensibilidade de uma audiência branca não perceba o quanto isso muda tudo para asiáticos. É um filme de ação, de ficção científica e um blockbuster com pessoas asiáticas - coisa que é muito difícil de chegar no ocidente. E é bem diferente de Podres de Ricos.

Gosto bastante de Podres de Ricos, mas ele é um filme mais para sino-americano do que asiático mesmo. E o fato da história do romance ser protagonizada por asiáticos é inerente a ela - coisas acontecem que não aconteceriam se os protagonistas fossem brancos. Não é o caso de Terra à Deriva: podia ser nos EUA, podia ser com um elenco branco ou multiétnico, não faria diferença para a trama fora a substituição de nomes e locais. Mas é na China, é com chineses.

Liu Qi (Chuxiao Qu), o galã do longa

Liu Qi (Chuxiao Qu), o galã do longa

Muitos momentos-chave

Normalmente filmes assim têm um ou dois ápices muito tensos no roteiro de "será que vai rolar?” - eles acontecem quase no fim e pronto, acabou-se. Terra à Deriva tem mais de duas horas de filme e isso se justifica pelo roteiro montanha russa: são diversos ápices tensos, alguns plot twists que se distribuem ao longo do filme, e não existe economia em mortes chocantes, quase tipo Game of Thrones.

Ou seja: é perfeito? Não. Mas é bom sim, pelo menos eu achei, pode colocar na sua listinha!

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