Wakabara

View Original

Diga olá para o fantástico mundo das newsletters

Algoritmos das redes sociais e o fim do Google Reader nos deixaram à mercê de outros para o acesso à informação. Ou você tinha que manter um "favoritos" do seu browser superatualizado (e como fazer isso no celular, local onde a maior parte das pessoas consome informação?), ou apelava para memória e costume, prometendo-se entrar na home tal e tal todo dia de manhã entre o café e o busão…
E aí as newsletter fizeram seu comeback, dizem, em 2018, tanto como ferramenta de marketing para as empresas quanto no geral, como fonte de informação. Assinar newsletter ficou cool de novo, por essa Cardosoline não esperava. Continuar no Facebook virou cafona.

O motivo de tudo isso é meio óbvio: com a newsletter o poder volta para as mãos do leitor. Ele não vai depender o primeiro compartilhamento de notícia aparecer entre os posts da sua timeline no Face ou um “arrasta para cima" pintar nos Stories - ou seja, não vai depender dos algoritmos. A mesma coisa vale paras as marcas: elas estão nas redes sofrendo para aparecer na timeline do cliente, às vezes precisando pagar para isso. Só que, caso o cliente escolha assim, ela pode falar com ele na hora que quiser via e-mail. Dependendo da imagem que ela já tem, sendo querida e bem gerida, o cliente vai fazer questão de receber algo dela! Um sonho pros marqueteiros.

Hoje em dia eu consumo muito mais informação em newsletter e podcast do que em redes sociais. Assino várias news; muitas são diárias e é raro não abri-las. Perguntei também nas minhas redes sociais quais news as pessoas assinavam para incrementar mais a minha caixa de entrada. E agora chegou a hora de dividir o conhecimento… Com vocês, minhas newsletters preferidas!

The BRIEF
Uma das minhas preferidas: a The BRIEF sai todo dia útil e é bem voltada para negócios e economia mas eu juro que é legal - um texto leve e curiosidades muito instigantes. É lá que fico sabendo o que a Apple, a Amazon, a Microsoft e outras empresas estão fazendo… kkkkkk Assine aqui.

The Face
Sim, a The Face voltou faz um tempinho - a bíblia do hype continua em busca do, deixe-me ver… hype. Pelo menos da última vez que chequei (ontem), ela falava de coisas que eu não sabia e que ao saber achei o máximo. O significado de hype não é esse? Dá uma procuradinha na home deles para achar o campo de assinatura da news!

a_nexo
A newsletter do Nexo Jornal, um dos informativos mais incríveis da atualidade na minha modesta opinião, traz um resumão para você ficar bem informado pela manhã - se você quiser se aprofundar é só dar um clique; se você quiser ficar por isso mesmo, com o texto da news, já está ótimo. Assine aqui.

Casa Natura Musical
Eu sei, parece esquisito, mas vai por mim: newsletter de empresa boa é aquela que vai além de simplesmente anunciar coisas da empresa. A da Casa Natura Musical fala sobre as próximas atrações e sobre discos patrocinados pela Natura, mas também traz artigos e entrevistas exclusivos sobre música brasileira. Nesse link, além de assinar, dá para conferir edições anteriores.

A Newsletter com Coisas Legais Para Sua Vida
A jornalista e amiga desse que vos fala Flora Paul fazia um apanhado mensal na época em que escrevia para o Buzzfeed com miudezas e dicas que fazem a diferença na vida do millennial. Tipo o xampu com um incrível custo x benefício, a série da Netflix que você devia ver, o produto de limpeza com um cheiro divino, uma barra de cereal inventada pela Nasa… Eu INVENTEI todos esses exemplos só para dar uma ideia do que você podia encontrar nesse espaço, mas eles são bem críveis e talvez, por mais que eu tenha INVENTADO, eles tenham aparecido de verdade por ali. Bom, o ali não existe mais: Flora alçou novos vôos profissionais mas ela decidiu transformar aquele apanhado em uma newsletter mensal! É mara: assine.

Pitchfork
A newsletter que a gente gosta e precisa: aquela que me diz coisas para ouvir. Também assino a da Rolling Stone mas, como explicar, ela é meio… americana demais. Já tentei assinar a da Mojo, minha revista de música preferida, mas me parece que eles não fazem. Então, fique com a da Pitchfork mesmo!

Tate
Tem lugares que gosto muito mas que infelizmente não posso estar presente toda hora. Um desses casos é o museu Tate Modern de Londres. Aí, para não me sentir muito distante dele, eu assino a newsletter. Assim fico sabendo o que artistas que gosto andam fazendo; descubro novos nomes de vez em quando; e fico com raiva quando um artista que eu não gosto faz uma exposição solo ("ai, se eu fosse esse curador!!!” Risos, brincadeira; mas na verdade não). Quer fazer como eu e se sentir mais perto de um dos lugares mais legais de Londres? Assine a newsletter aqui.

IMDb
Sim, eu continuo visitando o IMDb constantemente, e se você se registra por lá tem como escolher preferências de e-mail e receber newsletters. Acho bom para receber novidades do mundo do cinema e da TV, me manter informado, mas não é o lugar onde você vai encontrar as melhores críticas… Enfim, quebra um galho.

A minha newsletter
Faço um apanhado de posts quinzenalmente e também sugiro conteúdos de outros lugares - assine aqui!

Google Alerts
Sim, uso esse serviço e recomendo. Coloca no Google Alerts o nome do seu artista preferido, aquele filme que você ama, o nome daquela série que não sai da sua cabeça. Aí funciona como uma newsletter: você recebe e-mails com links que citaram aqueles termos, dá aquela abridinha, geralmente não vai clicar em nada mas às vezes rola. Vai lá!

ATUALIZAÇÃO 22/08/2019:
Genteeee, esqueci a newsletter do Enrique Jimenez, ele faz uma seleção de links interessantes de tempos em tempos que se chama… #LinksInteressantes <3 Assine!

ATUALIZAÇÃO 20/09/2019:
Saiu esse post no site da Rock Content que fala sobre o boom da newsletter. Achei interessante! Gosto quando a autora, Beatriz Guarezi, fala sobre "menos barulho e mais intimidade".