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Brat Pack parte 9: As músicas que embalaram o Brat Pack. Ou SEGURA ESSES ANOS 1980 NO CORAÇÃO

Estamos chegando ao fim da sequência de posts do Brat Pack! Esse é o penúltimo! TUDOOOO!
Você leu os anteriores? Esses daqui:

. O que é Brat Pack e quem faz parte desse grupo?
. Os primeiros filmes do Brat Pack
. Santíssima trindade do Brat Pack: John Hughes, Molly Ringwald e Anthony Michael Hall
. O clássico: Clube dos Cinco
. Eu hein, que filme ruim: O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (mas é tão ruim que é quase bom)
. Rob Lowe, o rostinho bonito que se envolveu em um escândalo de sex tape
. Tudo em minha vida: Curtindo a Vida Adoidado
. Qual é o último filme do Brat Pack, e por que é Digam o Que Quiserem, e por que você tem que concordar comigo?

Caso já tenha lido todos, chegou a hora de relaxar… porque é o momento de ouvir música!
Um dos segredos dos filmes brat packers foi o uso da música como um dos pontos primordiais. Dois dos principais diretores desses filmes, John Hughes e Cameron Crowe, eram muito fanáticos por música. Eles (e os estúdios) perceberam rápido que esse mercado adolescente era sedento por discos e que esses discos podiam servir de ferramenta a mais de marketing para alavancar ainda mais a bilheteria. As pessoas assistiam ao filme e ficavam com vontade de comprar o disco e ouvir as músicas; compravam, ouviam; as músicas chegavam nas paradas; mais gente ouvia essa música, contavam para essa gente que essa música estava num filme; essa gente também ia para o cinema porque, se tinha gostado da música, provavelmente ia gostar do filme, né? E mais e mais pessoas ouviam, assistiam e curtiam.

Outra coisa interessante é que Hughes é peça central da segunda invasão britânica nas paradas americanas. Isso porque ele tinha uma preferência por bandas do Reino Unido em suas trilhas sonoras. Isso acabou virando o que era cool para os jovens. O ápice é a trilha sonora de A Garota de Rosa Shocking (1986), uma coisa maravilhosa sobre a qual a gente já falou um pouco aqui no blog e que traz um elenco estelar: Orchestral Manouevres in the Dark, Suzanne Vega, Echo & the Bunnymen, The Smiths, INXS, New Order e essa coisa linda…

A MTV foi lançada em 1981. Gatinhas e Gatões estreou no cinema em 1983. A história cresceu junta!
Molly Ringwald e Anthony Michael Hall eram dois nerds musicais e tem pais músicos (o pai de Ringwald é pianista e a mãe de Hall é cantora). A irmã de Ringwald, Beth, teve um filho com o vocalista da banda The Rave-Ups, Jimmer Podrasky, e o grupo aparecem em Garota. A própria Ringwald, depois de namorar Hall, namorou ninguém menos que Dweezil Zappa, o filho de Frank Zappa e também músico. Choque!

Então vamos começar por aquela que talvez seja a mais famosa entre as músicas do Brat Pack…

Don't You (Forget About Me) - Simple Minds

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O supersucesso do Simple Minds provavelmente já teria sido um hit por si só. Mas a música ganhou todo um novo significado ao encerrar o longa Clube dos Cinco (1985). Composta pela dupla Keith Forsey e Steve Schiff com o Simple Minds em mente, ela foi a princípio rejeitada pela banda escocesa. Ofereceram então para Bryan Ferry e Billy Idol, e ambos recusaram. Cogitaram Corey Hart, do sucesso Sunglasses at Night, e aí foi Forsey que não quis que ele cantasse (ufa!).

A gravadora A&M continuou insistindo com o Simple Minds e dizem que a música ganhou uma forcinha com ninguém menos que Chrissie Hynde, que era a esposa do integrante da banda Jim Kerr na época. Forsey também voltou a falar com a banda, expressando sua admiração.

Consta na lenda que eles entraram num estúdio, rearranjaram e gravaram a música em 3 horas e pronto; acharam que era só mais uma musiquinha para um filminho e tinham o maior preconceito com ela, do tipo "nós somos uma banda que faz as próprias músicas, a gente não quer se vender assim”, blablablá whiskas sachê.

Resultado: essa foi a primeira música do Simple Minds a atingir o topo das paradas nos EUA. Hoje, show do Simple Minds tem que ter essa música! Toma!

Weird Science - Oingo Boingo

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Encomendada por Hughes para o filme Mulher Nota 1000 (1985), que em inglês se chama Weird Science mesmo, foi criada pelo integrante do Oingo Boingo Danny Elfman no carro em Los Angeles, quando ele estava a caminho de casa. Quando ele chegou, foi para o estúdio que tinha em casa e gravou a demo.

A música não tem muito a ver com o trabalho costumeiro da banda - é mais pop. O disco Dead Man's Party (1985), que traz a canção, virou o maior sucesso comercial deles.

If You Were Here - Thompson Twins

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Suspeitíssimo pois amo demais o Thompson Twins. Aparece no álbum Quick Step & Side Kick (1983), o primeiro que a banda lançou como um trio (e o primeiro a fazer mais sucesso). É a música que fecha o longa Gatinhas e Gatões, naquela cena do bolo de aniversário. E em teoria é uma música triste (“and if you were here / you would believe / but would you suspect / my emotion wandering") para um final feliz. Estranho, né? Mas é bonitinha!

Oh Yeah - Yello

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Kkkkk Essa música é muito engraçada!
Ela também é conhecida como a "música do Curtindo a Vida Adoidado” e compete pau a pau com o grande clássico Twist and Shout (na versão dos Beatles) na trilha sonora do longa.

Quase sem letra, viciante e eletrônica, obviamente não tem o mesmo impacto cultural de Twist and Shout mas, olha, teve impacto sim. É meio babaca, até, com essa voz masculina grossa dizendo “oh, yeah” de maneira que pode ser entendida como lasciva. Mas sinceramente, se tocasse na pista, eu dançava!

St. Elmo's Fire - John Parr

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A música-tema do O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas talvez tenha sido planejada para ser a próxima Don't You (Forget About Me). Não deu muito certo… É ruim, né? Eu acho! Parr conta que quando entrou na jogada, David Foster, o outro compositor da canção, já estava totalmente consumido pelo trabalho e não conseguia mais pensar. Parr também não saía do lugar.

Aí Foster mostrou um vídeo sobre o canadense Rick Hansen, que estava dando a volta ao mundo em sua cadeira de rodas para conscientizar as pessoas a respeito de danos na coluna vertebral e suas consequências - o projeto se chamava Man in Motion. Parr se inspirou, e é por isso que o subtítulo da música é Man in Motion - na verdade ele está falando de Hansen, e não de um projeto de yuppie dirigindo um carro e em busca de motivação, sabe?

Pensando desse jeito, a música parece melhor do que um arremedo de autoajuda. Enfim… dá um play aí e me diz o que achas!

In Your Eyes - Peter Gabriel

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Na procura por uma música nessa cena clássica de Digam O Que Quiserem (1989), com Lloyd segurando o boombox acima da cabeça para mostrar para Diane que ele não havia desistido dela, o diretor Crowe patinou. Primeiro que a cena quase não existiu: John Cusack resistiu, achando que o personagem não se colocaria em uma situação tão subserviente e passiva; depois eles quase não registraram a cena do melhor jeito, tiveram pouquíssimo tempo no final da agenda de filmagens e quando ainda tinham luz natural para captar.

Aí, quando finalmente tinham a cena, que música colocar? A princípio seria Question of Life, do Fishbone, mas Crowe não estava feliz com a escolha. A cena ia ser cortada, até que… In Your Eyes apareceu no rádio e Crowe pensou: "É isso!”

Mas convencer Peter Gabriel foi outro parto. Crowe mandou uma fita com o filme para ver se ele aprovava, e na confusão o cantor quase não aprovou pois viu a fita errada, uma cinebiografia do John Belushi chamada Wired! Lembra que a gente falou de Belushi no post sobre Rob Lowe, né? Ele morreu supercedo, aos 33 anos. Aí, desfeito o mal-entendido, Gabriel assistiu a Digam O Que Quiserem e… aprovou. Ufa!

In Your Eyes é uma música megarromântica - encaixou aqui, mas também encaixa em casamentos, dates, pedido de noivado…

Miss Amanda Jones - The Rolling Stones

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"Mas que merda é essa, esses filmes não são anos 1980? Por que tem uma música lançada em 1967 pelos The Rolling Stones?"

É que Alguém Muito Especial (1987), um dos filmes dirigidos por Howard Deutch com roteiro de Hughes, é todo centrado nos Rolling Stones. O personagem principal chama Keith (Eric Stoltz), a melhor amiga que tem crush nele se chama Watts (Mary Stuart Masterson), e a menina desejada por Keith se chama… Amanda Jones (Lea Thompson). Acho bem chique todas essas referências! A música toca em um momento de transição do roteiro, um sobe som com imagens dos personagens. Gosto <3

People Are Strange - Echo & the Bunnymen

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A versão de People are Strange encerra o filme Os Garotos Perdidos, que nem faz parte do cânone central do Brat Pack mas achei importante incluir aqui por combinar esse apreço a uma nostalgia (versão do The Doors, pense!!!) com uma das bandas que são supertrilha dos adolescentes dos anos 1980, o Echo & the Bunnymen. Gosto do clima trevoso Liverpool que eles dão para a música, que é bem similar à original.

Rave-Up/Shut-Up do The Rave-Ups

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The Rave-Ups, a banda rabiscada no fichário de Samantha (Ringwald) em Gatinhas e Gatões (1983), depois apareceu em A Garota de Rosa-Shocking (1986) como eu já contei mais para o começo desse post - a irmã de Molly, Beth Ringwald, teve um relacionamento com o vocalista da banda, Jimmer Podrasky, e um filho.

Depois de tanta exposição e tanto insistir, a banda conseguiu um contrato com a Epic em 1988. Só que não rolou o sucesso esperado. Aí veio Chance, o álbum de 1990, e uma participação tocando no Peach Pit do Barrados no Baile. A banda foi desfeita em seguida. E Chance também é o nome desse sobrinho de Ringwald!

Gostou? Bom, ainda antes de 2019 acabar fiz uma promessa para mim mesmo de acabar essa série de 10 posts. O próximo, que é o último, vai falar dos herdeiros do Brat Pack, desse impacto cultural que o conjunto de filmes e atores tiveram em filmes que foram feitos depois disso. Então prepara e segura aí que eu já venho com mais!